quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Com interdições, lentidão aumenta na marginal Tietê (SP)

O trânsito na marginal Tietê, no primeiro dia de interdição parcial de três pontes da capital paulista, aumentou nesta terça-feira (19), entre as 18h e 19h. Segundo informações registradas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a via concentra o trânsito da capital nesse horário, com 14,3 km de lentidão.

Os piores trechos estão no sentido Castelo Branco, a partir da ponte do Piqueri. Também há 8 km de lentidão na pista expressa nesse trecho e 3,4 km próximo à ponte da Vila Guilherme. Já no sentido Ayrton Senna, a lentidão vai da ponte das Bandeiras até a da Casa Verde. Ontem, no mesmo horário, a via apresentava 12,5 km de filas.

Aumento de 31%
No horário da manhã, o aumento na lentidão foi de 31% entre as 7h e as 11h, especialmente na altura da ponte Casa Verde, segundo o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Morais, que anunciou mudanças no esquema de trânsito na ponte a partir de amanhã.

Para tentar melhorar a fluidez, a secretaria decidiu readequar a sinalização e o tamanho das faixas no local. "A modificação da via reversível da ponte da Casa Verde, que vamos providenciar hoje, já deve dar um impacto positivo amanhã", disse Morais. "Pequenos pontos serão acertados no dia-a-dia e medidas operacionais poderão ser alteradas até que aconteça o acomodamento natural dessa situação."
  • Funcionários da CET orientam os motoristas na ponte da Casa Verde, no primeiro dia de interdições para obras de ampliação da marginal Tietê




A interdição parcial de pontes da marginal Tietê para as obras das pistas novas da via começou na noite de segunda-feira (19), às 23h. Primeiramente, foram fechadas as pontes da Casa Verde, da Freguesia do Ó e da Vila Maria, na zona norte. Em novembro, serão interditadas as pontes do Limão e das Bandeiras.

Segundo o secretário, o aumento no índice de lentidão foi constatado na comparação com a média das terças-feiras deste segundo semestre. Apesar da piora do tráfego na marginal, ele informou que a fluidez em toda a cidade melhorou 1%.

"Ainda é cedo para falar, mas o resultado é bom. O que nós observamos foi uma concentração na marginal Tietê, com um aumento no índice de lentidão de 31%. Isso mostra que no restante na cidade houve melhoria", falou.

O congestionamento na cidade na manhã de hoje ficou dentro da média para o horário. O pico de lentidão aconteceu entre 9h e 10h, quando cerca de 10% das vias monitoradas apresentavam tráfego intenso. Mas, por volta de 13h, quando a lentidão costuma diminuir, o trânsito continuava carregado e foram registrados índices acima da média.

As novas pistas da Marginal Tietê





Na região da marginal, os motoristas encontraram problemas. De acordo com a CET, a via concentrava mais de 40% dos congestionamentos da cidade.

Para quem utiliza as pontes, a CET recomenda caminhos alternativos a partir dos corredores radiais, seguindo as placas usuais de indicação de acesso às pontes Piqueri, Júlio de Mesquita Neto, Limão, Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Vila Guilherme e Tatuapé.

As alternativas valem apenas por 19 dias, já que algumas vias também entrarão em obras no mês que vem.






Fonte: Uol Notícias

Comentário de um motorista estressado: Engraçado como tentam arrumar alguma coisa pra deixar a gente mais estressado. Justo as pontes que eu mais uso...Infelizmente sabemos que essa obra eleitoreira (2010 ta aí) não vai resolver nada, pois o número de de vendas de carros cresce exponencialmente. O problema do trânsito em São Paulo não é o espaço, mas a quantidade de carros!!!

Um comentário:

Natália disse...

Exponencialmente? Putz, não lembro disso...